URUARÁ: um município promissor

 

Por Antonio Clébio de Araújo*

 

O vasto território amazônico engloba um conjunto de elementos que vão além da exuberância da beleza natural, da riqueza mineral e da biodiversidade. Constitui justificativa plausível, a conformação e diversificação cultural dos diferentes povos que o habitam e transformam conforme suas necessidades. Considerando esta configuração, Uruará é um município do estado do Pará que estar localizado as margens da BR 230 –Rodovia Transamazônica há 180 km no trecho entre Altamira e Itaituba.
 
O município de Uruará surgiu como muitos outros, por meio do Programa de Integração Nacional – PIN criado pelo governo federal na década de 1970 objetivando unificar a economia do país. Buscava explorar e transformar as riquezas amazônicas, assim, atraindo gente de diferentes campos culturais do país.
 
Uruará pertence à mesorregião sudoeste paraense e a microrregião de Altamira. Está localizado geograficamente a 03º43'03" de latitude Sul e 3º44'12 de longitude Oeste, com altitude de 129 metros.  Seu território compreende 10.791,341 km² dividido entre 44.789 habitantes (IBGE, 2010).

 

História de Ocupação

 
Ainda na primeira metade da década de 1970, com a chegada da muitas famílias para a região, influenciadas pelo projeto do governo federal, bem como também a abertura da Transamazônica, surge no km 180 Altamira/Itaituba uma pequena escola. Esta impulsionou o processo de aglomeração populacional em seu entorno, sendo plausível destacar o nascimento da Agrópole de denominação Uruará. No tocante ao seu crescimento, constitui justificativa proeminente a busca das famílias por educação para seus filhos, assim como também o arrebatamento e anseios de um povo que, movidos pelas dificuldades, foram se aglomerando nas proximidade da escolinha e, portanto germinando as primeiras organizações em prol do desenvolvimento daquele lugar.
 
Assim, mesmo diante de grandes dificuldades, na segunda metade da referida década, especificamente, no final, chega neste lugarejo distante e oneroso, mais professores vindo do Instituto Religioso La Salle. São educadores que se doaram a uma luta pela educação, introduzindo ali o ensino fundamental. A partir daí, surge um novo campo de luta pela melhoria da Agrópole, dentre elas, ainda no início dos anos de 1980, a corrida pela emancipação política deste território, haja vista não suportarem mais a dependência do município de Prainha com sua sede muito distante e sem condições de atender as necessidades do povo.
 
Em 1986, após alguns anos de luta e persistência, os anseios de emancipação felizmente se tornaram fato, portanto, se configurando ali uma consolidação dos campos políticos, econômicos, educacionais e socialmente voltado para o alicerce e sustentação deste novo município.
 
Diante do novo contexto vivido por este e neste espaço, marcado pela bravura de diferentes povos, caminharam sobre o propósito de ampliação da educação, conquistando também o ensino médio para o município, logo melhorando e oportunizando o conhecimento para seus filhos, assim conformando no município outro cenário sobre os “olhares” daquele povo bravo e perseverante. Desse modo, em 1988 foi elevada a categoria de município pela Lei Estadual nº 5435, tendo seu território desmembrado de Prainha e seu nome como homenagem a cultura indígena, e por ser verdade, ficando como sede municipal o antigo distrito de Uruará instalado em 01-01-1989.
 
A partir de então, Uruará começa a ganhar e progredir, tornando-se um município promissor, onde o turismo, a cultura e a economia começaram a deixar suas marcas, refletindo positivamente sobre a melhoria estrutural e social deste município.
 

Cultura e Eventos

 
Culturalmente, o município de Uruará promove no mês de junho, todos os anos, um espetáculo realçando com esplêndida magnitude as raízes de culturas históricas e da miscigenação de um povo, onde o embalo do arraial e dos ritmos junino faz da diversidade um conjunto ímpar configurado puramente pela folia e a força da tradição. Assim, sem perder o embalo, a cidade mais uma vez torna-se palco de “restauração cultural” marcada pelo FESTIVAL DA CULMINÃNCIA. Este festejo acontece todos os anos na última semana de julho onde, além de muitas danças e alegria, promove um espaço para exposição de diferentes pratos típicos, refletindo vivamente as culturas de todas as regiões do nosso país, como também, congregar a diversidade daquele povo que ali habitam.
 
Em setembro a cidade torna-se agitada com a marcante Exposição da Feira Agropecuária de Uruará – EXFAU, festa que há cerca de 20 anos movimenta a economia e a sociedade através das diferentes modalidades presentes no evento. A EXFAU, além de proporcionar um espaço de muita alegria e adrenalina presente na vaquejada, rodeio, prova de laço, shows com cantores famosos, humoristas, etc., envolve um grande público de diferentes municípios do estado durante uma semana nos ritmos sertanejos da voz do narrador que, ao conduzir as atrações, anima e leva o riso aos lábios do público por meio dos versos rimados, do humor e da dança.
 
No mês de outubro, comemora-se a festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima. Mesmo sendo uma comemoração religiosa, onde se expressa a fé e a caridade nos momentos de orações, missas e procissão que percorre diversas ruas da cidade, a festa dispõe também de várias outras atrações, como bingos, brincadeiras, danças, premiações e show de calouros locais.
 
No mesmo entusiasmo e com grande efervescência, o mês de novembro abrilhanta a cidade de Uruará com a mistura de cores no Festival da Araras, evento que diferencia, mais referencia, a tradição local com a disputa entre araras de díspares cores. A festa acontece desde 2000 e ganha destaque a cada ano, haja vista representar, desde o seu nome, a força da natureza e a valorização da fauna amazônica, sendo, portanto, visível neste evento a diversificação de raças e culturas expressa pela representação das tonalidades dessas aves que dão o significado para o evento. Sendo assim, os desfiles, a beleza e a criatividade presente em cada arara colorem o palco do acontecimento durante três noites consecutivas todos os anos nesta cidade.
 

Economia

 
Diante de um cenário que marca essa cidade com festas, folias, culturas, tradições, dentre outros, Uruará dispões de uma economia sobre a base da agricultura, sendo a pecuária o pilar principal aliado à produção de cacau dentre outros cultivos não tão expressivo na localidade. Além desses, aparece também o serviços público, o comércio, e a indústria madeireira que mesmo tendo sofrido uma considerável redução, ainda nos dias atuais, movimenta de certa forma parte da economia deste municio.  
 
Atualmente o turismo de Uruará dispõe de duas praças, a da Bíblia e a municipal Antonio Gueiros. A primeira se destacando pela atratividade dos moradores e visitantes, um verdadeiro espaço de encontros culturais, haja vista conformar pessoas de todas as regiões do país num momento de integração e bate papo. Na segunda, por estar situada no Centro da cidade, conta com um ambiente que disponibiliza lanchonetes, bares e espaço esportivo, além dos encontros rotineiros de todas as tardes, congregando eventos culturais, práticas de esporte e o lazer em distintas modalidades.
 
O Rio Iriri, a 95 km de Uruará - Travessão da Trans-Iriri, congrega num único ambiente a beleza, a biodiversidade, a riqueza e muitos atrativos para o lazer e esporte, haja vista a disponibilidade natural de um número considerável de pequenas praias que, adicionadas ao sossego e ao canto da passarada, promove aos visitantes um espaço de beleza e tranqüilidade em meio à heterogeneidade dos elementos generosamente ofertados pela a natureza.
 
Uruará destaca-se com a visita de turistas que desfrutam do pescado, acampamentos, canoagem, pesca esportiva e banho. Deste modo, o município conta também com o Rio de sua mesma denominação, no qual recebe todo final de semana dezenas de pessoas que usufruem de muito banho, diversões variadas e pratica turística local.
 
Uruará, mesmo sendo um município ainda jovem, representa na Transamazônica um exemplo de lugar que progride gradativamente e merece ênfase na representatividade do desenvolvimento da região. Conta com uma estrutura exemplar em comparação com outros municípios fundados sobre os mesmo princípios de desenvolvimento e integração da economia da região.
 

REFERÊNCIAS

 
Uruará. Disponível em https://www.uruara.pa.gov.br/110/11025015.asp. Acesso em 27 de janeiro de 2012.
 
Cultura e Economia. Relatos do professor de História deste município e acadêmico de Geografia pela UFPA, Sr Waldemar Gonçalves Lima. Em 31 de janeiro de 2012

 

* Bolsista de Extensão GeoXingu / Acadêmico de Geografia UFPA-Altamira

Comentários

Data
De
Assunto

beleza

o municipio de uruara e um belo municipio mais oque falta aki mesmo é so um prefeito que preste porque esse tau de banha nao vale uma balinha..

Data
De
Assunto

uruara

Uruara e´uma cidade sem lei....

Data
De
Assunto

Re:uruara

Pois é Natalha!!! E por isso que muita gente se esconde aí.
Pq meu ex marido está foragido da justiça,é foi justamente para aí.
Pois gostaria muito de encontrar este safado,saber o endereço dele,é colocar ele preso,que é o merecido lugar.
Mas infelizmente nao tenho dinheiro para encontra-lo,mas não perco a esperança. sei que ele está aí,pq namora uma garota em uruará. meu email é alair.souto@hotmail.com Se por acaso conhecer este lugar,e estiver próximo,quem sabe vc não conhece a pessoa que proucuro. Obrigado.

Data
De
Assunto

BELEZA

URUARA E UMA CIDADE MUITO BELA

Data
De
Assunto

BELEZA

URUARA E UMA CIDADE BELA

Data
De
Assunto

Desenvovimento

Eu moro em Uruara a 15 anos me criei no Mini Industria chegei ali com 4 anos de idade vi Uruara crese e a Mini industria esquese todos outros bairro tem posto de saude e quadra de esporte a Mini industria nao e entre outras coisas o ele arruma Mini industria ou vai vira o conhesido fiume bairro 13 ai chefe e tarde de mas
E so uma letra ta ligado Vida Loka maike mas conh

Data
De
Assunto

Desenvovimento

Eu moro em Uruara a 15 anos me criei no Mini Industria chegei ali com 4 anos de idade vi Uruara crese e a Mini industria esquese todos outros bairro tem posto de saude e quadra de esporte a Mini industria nao e entre outras coisas o ele arruma Mini industria ou vai vira o conhesido fiume bairro 13 ai chefe e tarde de mas
E so uma letra ta ligado Vida Loka maike mas con

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.