Eventos Culturais

ALTAMIRA

 
FESTIVAL DE SÃO SEBASTIÃO: Evento religioso que vem sendo concretizado por vários anos com missa campal, queima de fogos, corrida de pedestres, adoração e uma grande procissão no dia 20 de Janeiro.
 
ALTA FOLIA: A avenida torna-se palco das atrações dos blocos e seus foliões e ocorre na mesma data dos demais carnavais nacionais. O carnaval altamirense é moldado em shows com bandas, trio elétrico e diferentes blocos que embalam o povo de diferentes idades.
 
FESTAS JUNINAS: Marcadas por diferentes danças regionais e um verdadeiro resgate das culturas que fizeram parte do processo de povoamento da região Amazônica. Cada grupo folclórico busca através da dança envolver a população num contexto histórico, onde o compasso da música é acondicionado pela presença de elementos que fazem das festas um válido regate dos costumes dos nossos ancestrais.
 
EXPOSIÇÃO FEIRA AGROPECUÁRIA DE ALTAMIRA – EXPOALTA: Que a mais de 30 anos embala a cidade e várias regiões do Estado e até mesmo de outros estados com essa admirável festa agropecuária na região. Esta é uma festa organizada pela prefeitura local com o apoio de outras prefeituras circunvizinhas, empresários, fazendeiros, comerciantes, etc. A EXPOALTA inicia-se com uma formidável cavalgada, que todos os anos tomam as ruas da cidade até chegarem ao Parque de Exposição, abrindo assim a festa que durante toda a semana torna-se palco de inúmeras atrações como vaquejada, rodeio, prova de laço, shows com cantores famosos, entre outras.
 

 

BRASIL NOVO

 
FESTA DO PRODUTOR RURAL: Realizada todos os anos e ganha a cada ano novas proporções, envolvendo diversas atrações musicais, grupos de dança e artistas da terra, como também exposição de produtos agrícolas e representações políticas. A festa é uma realização da prefeitura e acontecem na última semana de junho.
 
FESTA JUNINA DO BAIRRO CIDADE ALTA: Evento também de julho que congrega cultura e danças diversificadas, embalando a maioria da população da cidade no ritmo das quadrilhas e das diferentes tradições que ali passam durante toda a noite.
 
FESTIVIDADE DA PADROEIRA DA CIDADE, NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO: Comemorada em Setembro, evento católico é marcado por missas e uma grande procissão que percorre as ruas da cidade com a imagem da Santa, onde louvam, rogam e agradecem aos milagres santíssimos obrados por ela. Além disso, a festa conta com músicas, danças, bingos, leilões e comidas típicas, movimentando assim a economia local com a venda de vários produtos.
 
FESTA AGROPECUÁRIA: Fechamento anual dos eventos culturais em destaque na região, Brasil novo comemora seu aniversário em 13 de Dezembro, com este evento consagra à junção de dezenas atividades de lazer que levam à arena do parque de exposição muita emoção, alegria, adrenalina, música e cultura. A festa decorre por três noites consecutivas e conta com rodeio adulto e mirim, vaquejada, bingos, leilões, exposição de produtos agropecuários e shows. 
 

 

GURUPÁ

 

FESTIVAL DA DOURADA EM GURUPÁ: Nos dias 04, 05, 06 e 07 de setembro aconteceu o tradicional Festival da Dourada, realizado pela Colônia dos Pescadores Z-49 de Gurupá. A Dourada é um peixe típico da região gurupaense, onde são feitas muitas receitas deliciosas e a principal importância deste festival é mostrar a cultura gastronômica do povo gurupaenses.
 
FESTIVIDADE DE SÃO BENEDITO DE GURUPÁ No mês de Dezembro é realizado em Gurupá os festejos ao Santo Promesseiro e protetor dos negros, São Benedito de Gurupá, atraindo pessoas de várias localidades, para a maior festa do baixo Amazonas, festa esta que inicia dia 08 com Alvorada da Busca do Mastro e termina dia 28 com a Derrubada do Mastro.

 

MEDICILÂNDIA

 
FESTA EM HOMENAGEM À SANTA PADROEIRA DO MUNICÍPIO, NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: É a manifestação religiosa de maior destaque em Medicilândia e acontece no dia 8 de dezembro. Assim como em muitos municípios da região Medicilândia nesse dia se enche de fiéis e devotos que emocionados fazem da festa um espaço de alegria e devoção.
 
PORANTIM: Foi criado para divulgar a história dos índios e consequentemente as tribos indígenas da região da Transamazônica e Xingu. A festa é realizada nos dias 11 e 12 de maio e abarca toda uma passagem dos povos da região fazendo referência a importância da preservação da cultura tradicional, por esses e outros motivos o festival de Porantim é reconhecido como patrimônio imaterial do Estado do Pará.

 

PORTO DE MOZ

 
FEST SOL: Abertura da temporada de verão, onde ocorre durante o mês de julho sendo um dos maiores eventos artísticos, culturais e desportivo da região. Com shows, concurso de garota e garoto FEST SOL, concurso de quadrilha, luta livre, e campeonatos de Motocross e futsal.
 
FESTA DE SÃO BRAZ E O FESTEJO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES: Que ocorrem no final dos meses de junho e outubro, ambos festejos religiosos movem fieis a procissões, as festas contam com fogos cortando o céu, arraiais e bingos.

 

URUARÁ

 
ARRAIÁ DA CULMINÂNCIA: O Arraiá é a culminância de todas as festas juninas que aconteceram no município durante todo o mês de junho. O evento será realizado pela prefeitura municipal de Uruará através do departamento de cultura, a festa sempre conta com a disputa das quadrilhas, a organização do evento aquece o comércio local com a procura de material feita pelas quadrilhas que compra tudo no município.
 
EXFAU: No período de 07 a 16 de setembro, Uruará comemorou os 25 anos de emancipação realizando a Exposição Feira Agropecuária de Uruará com diversas atrações artísticas e culturais, shows de bandas conhecidas no cenário nacional, leilão, prova do laço, do tambor, exposição de animais e produtos agrícolas, reunindo milhares de pessoas de Uruará e região.
 
FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA: Comemorada no mês de Outubro a Festividade da Padroeira de Uruará cativa os fieis a uma procissão pela cidade e, além disso, conta também com a realização de outras dinâmicas no decorrer da festividade. 
 
FESTIVAL DAS ARARAS DE URUARÁ: As Araras de Uruará é um evento de caráter artístico, cultural, turístico e de educação ambiental e teve a sua 1ª edição durante o Tapiri Cultural de 2002 com uma apresentação do grupo de danças denominado Arara Vermelha. O “Festival das Araras de Uruará”, valoriza o ...“conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

 

VITÓRIA DO XINGU

 
FESTIVIDADE DA PADROEIRA DA CIDADE “NOSSA SENHORA AUXILIADORA DOS CRISTÃOS”: Para comemorar as festividades de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos a padroeira do município de Vitória do Xingu, o conselho pastoral da igreja católica com apoio da coordenadoria de cultura do município promove de 18 a 24 de maio uma vasta programação na sede do município. Durante seis dias de festa são realizadas missas na Igreja Nossa Senhora Auxilio dos Cristãos, logo em seguida os católicos participam do arraial com musica ao vivo com artistas da terra, os fieis percorrem as principais ruas da cidade em procissão e o grande marco da festa é a Romaria Fluvial que é realizada em frente ao porto da cidade.
 
FESTA JUNINA DE VITORIA DO XINGU: Como em vários outros municípios da região no mês de junho acontece em Vitória do Xingu a Festividade Junina que embala a cidade com os dois grupos juninos que dispõe.
 
VIT SOL - O MELHOR DO XINGU: De Setembro a Novembro, Vitória do Xingu preparou a maior festa das região do rio Xingu. Conhecido a nível nacional, o VITSOl reuni pessoas de vário cantos do Pará e do Brasil, de Norte a Sul. Com mais de 10 mil pessoas prestigiavam o evento a cada sábado e domingo.... Com programações diversificadas, e claro a escolha do garoto e garota VITSOL.

 

SENADOR JOSÉ PORFÍRIO

 
A festa em homenagem ao Santo padroeiro São Francisco Xavier comemorado no dia 3 de dezembro se configura como a mais importante manifestação religiosa do município de Senador José Porfírio (Souzel). Dentro das festividades tem-se missas, novenas e procissões e ainda um animado arraial. Outro evento religioso pode ser citado, a Festa de São Benedito, comemorado após a Semana Santa.
 
O Festival do Caratinga, na cidade de Souzel, Estado do Pará, é uma expressão de cultura popular realizado sempre na última semana de Janeiro. A programação se estende por uma semana e é cheia de atrações de todos os tipos recebendo visitantes de toda a região.

 

PACAJÁ

 

FESTIVAL DE INTEGRAÇÃO DOS ESTADO – FEINES: De 18 à 26 de Junho.
 
EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE PACAJÁ: Que acontece de 20 à 27 de Agosto. Em meio a um emaranhado de elementos da região se pode perceber na Exposição Agropecuária de Pacajá as várias caras dessa região e seu povo e também o espaço destinado aqueles que vivem e produzem no Campo se mostrarem e mostrarem sua produção.
 
FESTA DO PADROEIRO CRISTO REI: De 20 à 27 de Novembro acontece a Festa Religiosa Realizada em homenagem ao Cristo Rei Padroeiro da cidade. A celebração, fecha o Ano Litúrgico, trazendo aos cristãos uma  reflexão em torno da vida de Jesus que significa a salvação.

 

PLACAS

 
PLACARÁ: É um evento de caráter esportivo com competições na categoria enduro e moto Cross que acontecem em Placas no dia 11 de Abril e em Uruará no dia 12 de Abril que fortalece a relação entre os dois municípios.
 
FESTA DE BOM JESUS PADROEIRO DA CIDADE: Reúne grande parte da sociedade em um movimento religioso de grande importância.
 
GINCANA DE UNIÃO INTERSALAS ESCOLA TANCREDO NEVES: Em virtude do aniversario da escola, a comemoração envolve os alunos de todas as escolas da sede do município no mês de Maio em atividades esportivas e culturais e se encerra com um baile aos alunos e comunidade.
 
FESTAS JUNINAS e o CONCURSO MUNICIPAL DE QUADRILHAS E ARRAIAL: Acontece na zona rural e nas agrovilas do município no mês de Junho. O concurso envolve as comunidades do município com o objetivo de resgatar a cultura e não deixar desaparecer a tradição.
Além das quadrilhas apresentam-se vários grupos de Capoeira, Boi-Bumbá e Carimbó. Durante o período da festa é fácil encontrarmos comidas típicas da época, vatapá, Aluá, Quentão, Mingau de Milho, Pipoca e outras iguarias. As comunidades se enfeitam para receber os convidados e fazem uma grande fogueira para recepcioná-los. Tudo isto faz com que o evento atraia cada vez mais participante.
 
ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO: Geralmente se estende por três dias – 24 25 e 26. O termino acontece no dia 26 que é a data oficial do aniversario. Durante este período são realizadas varias programações tais como: "Hidro-Fest" que compreende competições de natação e canoagem, atletismo, jogos de futsal e socyet masculino e feminino, concursos de danças, show musical envolvendo calouros locais, escolha da Miss Placas, diversas inaugurações e apresentações de Bandas Musicais. Durante a realização dos festejos a cidade recebe diversas autoridades de outros municípios que prestigiam o evento. A Festa movimenta a cidade favorecendo o comércio local, os hotéis e os restaurantes.
 

 

 

 

 

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.