Histórico

O campus de Altamira - UFPA

 
O Campus Universitário de Altamira - UFPA foi criado em 1987 e, desde então, vem formando técnicos e docentes de nível superior em Altamira e nos municípios adjacentes. Nesses 21 anos foram licenciados mais de 700 alunos nas áreas de Letras, Pedagogia, Ciências, História, Geografia, Matemática, Ciências Sociais e Ciências Agrárias. Atualmente, o Campus possui cerca de 1096 alunos matriculados. Essa unidade acadêmica responde a um dos principais desafios apresentados pela região: a carência de pessoal qualificado através da formação de profissionais de nível superior para atender as demandas dos municípios, principalmente na área da educação básica.
 
O Campus iniciou suas atividades com os cursos intervalares de: Letras, Pedagogia, Ciências, História, e Geografia, ofertados nos períodos de recesso escolar, possibilitando o atendimento da demanda específica composta, em sua maioria, por professores vindos de outros municípios da região. Em outubro de 1992, iniciaram-se os cursos regulares de Licenciaturas em Letras e Matemática, seguidos por Pedagogia em 1994, que pretendiam atender parte da sociedade não contemplada pelos cursos intervalares.
 
Em 1996 se instala em Altamira, por intermédio  do Centro Agropecuário, o Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, atendendo a necessidade de melhor conhecer e trabalhar o potencial agropecuário da região.
 
Mais recentemente, o campus de Altamira é um dos beneficiados do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que o governo federal  iniciou com o Decreto 6096 de 24 de abril de 2007, com o propósito de expandir o acesso ao ensino de graduação e otimizar as taxas de conclusão de graduação. Como estratégia para o alcance das metas pactuadas no programa foram criados novos cursos, no ano de 2008,  Engenharia Florestal,  e no ano seguinte  foram instalados os cursos de Geografia, Letras (Língua inglesa) e Etnodesenvolvimento. Para atender esse novo contexto, o MEC determinou abertura de concurso público para contratação de 38 professores e 13 técnicos de nível médio e superior, além da liberação de recursos financeiros para construção de laboratórios, salas de aulas e prédios administrativos em Altamira.
 
O Campus de Altamira mantém núcleo em Uruará, e promove ações de educação no campo por meio de seis projetos vinculados ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), iniciado em 1998 para atender a  reivindicação dos movimentos sociais e dos sindicatos dos trabalhadores rurais da Transamazônica pelo direito à educação.
 
A  região apresenta o número de menos de 2% das pessoas com nível superior, daí fundamental importância do de um Campus Universitário bem estruturado, ainda mais que sua abrangência contempla os municípios de Placas, Uruará,  Medicilândia, Brasil Novo, Anapu, Pacajá, Porto de Moz, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e São Félix do Xingualém de assentamentos rurais  e aldeias indígenas.
 
Os eixos que norteiam o funcionamento do Campus estão pautados nas demandas sociais locais, assim centrados na melhoria do sistema educacional com a formação de professores para atuar na educação básica e de agentes de desenvolvimento com o propósito de transformação social e econômica, apoiando a agricultura familiar, e as populações tradicionais como o todo. 
 
Apesar de evidente a importância dessa unidade da UFPA no sudoeste paraense, não são poucos os problemas e os desafios a serem suplantados, principalmente no que diz respeito às questões de infraestruturais. Percebemos a necessidade urgente de salas de administração e pesquisa para as faculdades recém-criadas, bem como aumento do número de salas de aula, laboratórios e outros espaços para aproveitamento do processo educacional. 
 

A Geografia na UFPA

 

Na UFPA, o Curso de Geografia funciona desde meados de 1950, especificamente, desde 1955. Até a 1970 pertencia ao núcleo de Geociências (cursos de Geografia e Geologia). A partir de 1971, quando é transferido para o núcleo pioneiro do Guamá e são implantados os centros, o curso passa a pertencer ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
 
A última reforma curricular pela qual passou o curso, data do ano de 1988, sendo reajustada em 1992, quando foi realizada reforma para as duas habilitações: Licenciatura e Bacharelado em Geografia. O curso passa a funcionar no regime seriado semestral, abandonando o sistema de créditos em disciplinas.
 
O marco fundamental do Curso de Geografia da Universidade Federal do Pará foi reconhecido pelo Decreto 35.456/54 do Ministério da Educação. Os princípios curriculares adotados pelo curso são: o trabalho pedagógico como eixo de formação; sólida formação teórica; a pesquisa como forma de conhecimento e intervenção na realidade escolar; trabalho partilhado/coletivo; trabalho interdisciplinar; articulação teoria e prática e flexibilidade curricular.
 
O desenho curricular do curso está organizado em núcleos, e as seguintes atividades curriculares são admitidas: disciplinas de caráter obrigatório; disciplinas de caráter optativo, estágios curriculares; atividades de formação complementar e trabalho de conclusão de curso.
 
O curso regular de Licenciatura em Geografia do campus universitário de Altamira foi criado em 2009 para corresponder à demanda de profissionais de educação presente na região. A primeira turma, aprovada via processo seletivo especial, possui atualmente 35 alunos, com previsão de formatura em dezembro de 2013. O curso atende à proposta do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que visa ampliar o número de cursos de graduação, especialmente de licenciaturas, em todo Brasil.
 
Nesse contexto, a política atual de expansão da UFPA tem, nos últimos anos, privilegiado a estruturação técnica e acadêmica das unidades presentes ao longo do Estado do Pará, incluído, o aumento do quadro efetivo de professores. No quadro a seguir, temos a necessidade prevista no plano de expansão para o Campus de Altamira. Percebe-se, no que diz respeito ao curso de Geografia, uma alta demanda por se tratar de um curso novo nesta unidade acadêmica.
 
No Campus Universitário de Altamira, foram oferecidas, em 2009, 4 vagas para professores de Geografia, destas apenas duas foram preenchidas. Em 2010, foram preenchidas mais 7 vagas e, em 2011, temos a consolidação do quadro efetivo com a nomeação do Prof. Adolfo Costa de Oliveira Neto, último aprovado em concurso público, completando 10 professores com formação específica em Geografia. Além destes, soma-se ao quadro o Prof. José Antônio Herrera, doutorando em economia pela UNICAMP. Assim, além de integralizado, o quadro de professores se encontra harmonizado no que diz respeito ao equilíbrio das áreas de atuação, conforme Projeto Pedagógico aprovado para o curso de Licenciatura. 
 
No Campus de Altamira, seguindo as orientações das diretrizes nacionais já adotadas pelo curso em Belém, prevemos que o Curso de Licenciatura em Geografia se orienta a partir das seguintes características:
 
1.   Forma de ingresso:
O ingresso ao Curso de Geografia dar-se-á através de Processo Seletivo, ou de processos interinstitucionais, conforme dispõem os Art. 116 ao Art. 129 do Regimento Geral da UFPA e o Artigo nº 13 do Regulamento do Ensino da Graduação e demais atos normativos da legislação federal.

 

2.  Número de vagas:

O curso de Geografia ofertará anualmente 40 vagas.
O número de vagas poderá ser alterado pelo Conselho da Faculdade de Geografia quando da consulta sobre as condições de oferta para os processos seletivos, e em atendimento ao que dispõe os artigos 116 e 129 do Regimento Geral da UFPA.
 

3.  Período letivo e turno de funcionamento:

O curso ofertará turmas no período extensivo e intensivo. No período letivo extensivo o turno de funcionamento será noturno, podendo ocorrer a oferta das atividades curriculares no período das 18:30 às 21:45 horas, no Campus de Altamira, podendo, mediante a concordância no Conselho da Faculdade e homologação em conselho deliberativo imediatamente superior, ser ofertado em período diurno. Para o período letivo intensivo, o turno será diurno, podendo ocorrer no período das 08:00 às 12:00 horas e 14:00 às 18:00 horas, conforme a Resolução nº 3.536/CONSEPE, de 18.07.2007.
 

4.  Local de Funcionamento

O local de funcionamento do Curso será, preferencialmente, no Campus de Altamira da UFPA, podendo, caso ocorra demanda por vagas flexibilizadas, ser ofertado, temporariamente, em outras localidades (municípios vizinhos que compõem o sudoeste paraense).
 

5.  Modalidade de oferta:

O curso de Geografia será ofertado, preferencialmente, na modalidade presencial, com os períodos letivos previstos em Calendário Acadêmico aprovado pelo CONSEPE.
 

6.  Título conferido:

Licenciado em Geografia
 

7.  Duração:

O Curso em sua totalidade terá duração de 8 (oito) períodos letivos, tendo em tempo normal 4 (quatro) anos para conclusão.
Ocorrendo interrupção no curso devidamente justificado com o trancamento e/ou atraso por meio de reprovação em atividades do curso, o aluno não poderá exceder 50% do tempo total do curso, que equivale a 12 períodos letivos. A duração poderá ser abreviada em função do extraordinário aproveitamento nos estudos, conforme os art. 43 a 46 do Regulamento do Ensino de Graduação.
 

8.  Carga horária:

Para integralização do curso de Licenciatura o aluno deverá integralizar o total de 3.073 horas.
 

9.  Regime acadêmico

O regime acadêmico proposto é o seriado.
 

10.     Formas de oferta de atividades

O curso ofertará suas atividades de forma paralela, destacando que a possibilidade de alteração na forma de oferta poderá ser realizada por meio de aprovação em Conselho da Faculdade e homologação no Conselho do Campus ou Instituto que a referida faculdade esteja vinculada.
 

11.     Atos normativos do curso

O curso de Geografia é reconhecido nacionalmente pelo decreto presidencial n° 35.456/1954. Os demais atos normativos serão criados a partir da aprovação deste projeto pelos órgãos competentes.

 

Fonte:

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus de Altamira. Altamira: UFPA, 2011.

Relatório de Atividades da Direção da Faculdade de Geografia: período 2009-2001. Altamira: UFPA, 2011.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.